terça-feira, outubro 27, 2009

esgotamento (tríade)

apelo `a lua
a espera é necessária
o não temporário
antes que
me de
nesse dado momento
antes que
não sobre
um fio
antes que
a lua mingue de vez

___


respiro errado
esgotada
aprendo
a respirar
espirro


quinta-feira, outubro 15, 2009

quinta-feira, outubro 08, 2009

A propósito: botões estão desaparecendo

“Ação não é vida, mas o modo de gastar alguma coisa” Arthur Rimbaud

Rimbaud talvez quisesse descarregar a alma de extravagâncias das ações ou seria um desabafo existencial? Não sei. O ponto é que se transportarmos essa frase para os dias de hoje, podemos pensar no seguinte: quantas ações fazemos por dia ou, mesmo, por minuto? Quanto gastamos desse alguma coisa?

O gastar esse alguma coisa não é grande problema. Afinal estamos aqui pra viver, pra beber, pra conversar e mais outras coisinhas, não? Experiências nos alimentam de modo geral. Mas, infelizmente, hoje muitas das experiências e das ações andam dissociadas de seus significados. Essências se ocultam, desejos e medos se descomprometem. O vazio permanece. A instantaneidade vence, é o conceito. Prazeres perdem significados e se apoiam na efemeridade.

Vivemos numa época de processos banais que acabam se tornando resultados, também, banais. O que fazer? Comemorar? (etimologia comemorar - lat. de memorare) Memorar, lembrar. Voltemos ao princípio. Vamos arejar nossos princípios. Esse já é um grande passo antes de re-começar a perdê-los. Antes que atividades se fundem e, ao mesmo tempo, se fundam num único propósito: nenhum propósito.